03/12/2014

Resenha crítica: O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray

Autor: Oscar Wilde
Editora nova cultura

"Palavras! Simples palavras , como são terríveis as palavras claras,vívidas cruéis não é possível escapar ás palavras.E a magia sutil elas encerram dir-se-ia que elas podem dar forma elástica ás coisas informes e ter música própria."-O retrato de Dorian Gray



   Numa terça a tarde fui a biblioteca buscar um livro que reacendesse a chama da minha leitura e após ouvir inúmeros elogios a obra O RETRATO DE DORIAN GRAY, resolvi lê-lo.
   O livro mencionado relata a história de um jovem muito belo chamado Dorian Gray, no século XIX uma das características mais valiosa era a beleza, e isso o jovem tinha de sobra; ele tinha como fiel amigo o pintor Basilío Hallward. Numa bela tarde enquanto Basilío pintava um retrato de Dorian, o jovem conhecia o homem que em breve faria sua vida desabar, naquela ilustre tarde Dorian apaixonou-se por sua própria beleza e desejou que aquele retrato pudesse envelhecer por ele, e guardar a sua alma mostrando todos pecados e injúrias por ele cometido, deste modo ele poderia ter a sua beleza até o fim. E não sabe-se como, mas o pedido dele foi atendido e a partir daquele dia todos os seus atos e pensamentos passaram a se refletir em seu retrato.
  Oscar Wilde escreve perfeitamente bem, a sua narrativa é impecável, repleta de emoções e gestos que me deixaram super leve; no prefácio do livro há a biografia do autor, e confesso que ao terminar de ler o livro pensei que Wilde tinha escrito sua própria história na narrativa. Ao meu ver ele deu tudo de si e chego até a confessar, que foi uma das minhas melhores leituras.
    A cada linha escrita dessa resenha sinto um universo de emoções e uma enorme felicidade de ter lido algo tão perfeito. Eu escrevo, escrevo, escrevo e sinto vontade de escrever mais e de dizer a todos LEEIIIAAAMM!!!
    Me surpreendi bastante com a mudança de Dorian e do seu retrato conforme seus atos. Com o passar do tempo toda sua pureza se perdeu indo em busca dos prazeres da vida, e ele começou a tomar atitudes inimagináveis, fiquei boquiaberta com algumas delas até cheguei a me perguntar como ele poderia ter a tal capacidade de cometer atos do tipo.
   Wilde em seu livro faz crítica a demasiada obsessão da sociedade pela beleza mostrando que nem sempre o que a aparência mostra é a verdade, e repreende a todos que buscam essa beleza desesperadamente e mostra como exemplo de vida para essas pessoas o fim de Dorian Gray. No livro a forma com que ele demonstra o cenário também é uma crítica porque o retrato de Dorian fica trancado em um quarto escuro e coberto e Oscar Wilde através disso mostra o hábito que a sociedade tem de esconder as coisas obscuras, pecados, pensamentos, atitudes e até a própria alma afastada de tudo. Na realidade só destaquei as principais críticas por que se na realidade você ler o livro verá que são muitas.
  Na minha opinião este livro mereceu e merece todos os prêmios dados aos melhores livros, pois ele é a "perfeição", me recordei que em sua capa está escrito IMORTAIS DA LITERATURA UNIVERSAL, e isso é a mais pura verdade.

Até o próximo post.
Daiana Lourdes
Beijos

Nenhum comentário:

 renata massa